Mulheres do campo vão receber carretas odontológicas

Publicado em 12/08/2015 - 20:22 Por Paulo Chagas e Mariana Tokarnia – Repórteres da Agência Brasil - Brasília

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira (12), durante o encerramento da 5ª Marcha das Margaridas, a distribuição de 102 carretas odontológicas para a população de áreas rurais que fazem parte do Programa Brasil Sem Miséria. A medida faz parte de um plano de cuidados para a saúde das mulheres rurais e das florestas, como uma das respostas do governo federal às reivindicações das dezenas de milhares de trabalhadoras rurais que foram a Brasília.

Para a compra das unidades odontológicas móveis, que serão entregues ainda neste ano, foram investidos R$ 16,7 milhões. De acordo com o Ministério da Saúde, R$ 6 milhões serão repassados anualmente para as despesas das carretas. Mais sete unidades serão entregues em áreas indígenas. “Estamos lançando mobilização nacional para intensificar ações de integral a saúde da mulher”, disse a presidenta, ao discursar para as agricultoras no Estádio Mané Garrincha.

LEIA ESPECIAL

Com o lançamento do plano, os municípios com população em área rural poderão participar de oficinas de capacitação de parteiras tradicionais da população do campo e de áreas distantes. A distribuição de kits anti-hemorragia para controlar o sangramento após partos em situações de emergência também será incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vamos incorporar ao SUS ação inovadora que pode salvar a vida de muitas mulheres. Estamos lançando mobilização nacional para intensificar ações de atenção integral à saúde da mulher. A saúde da mulher do campo passará a fazer parte do calendário oficial do SUS”, afirmou a presidenta.

Segundo o Ministério da Saúde, em novembro deste ano, os postos de saúde vão receber prioritariamente as mulheres do campo em consultas clínico-ginecológicas e exames preventivos, em cuidados com o câncer, detecção de hipertensão e diabetes e a distribuição de vacinas do HPV e pílula do dia seguinte.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias