Haitianos são baleados em ataque na capital paulista

Publicado em 08/08/2015 - 16:31 Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Seis haitianos foram baleados no último sábado (1º), na Rua do Glicério, no centro da capital paulista, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. As vítimas foram atingidas na altura do quadril e das pernas e não correm riscos, embora dois deles ainda estejam com as balas alojadas.

Segundo a secretaria, os haitianos foram socorridos inicialmente na Assistência Médica Ambulatorial, na Sé, que atende casos de baixa e média complexidade, mas precisaram ser transferidos para a Santa Casa de Misericórdia, onde receberam alta. Os dois haitianos que continuam com as balas passarão por avaliação no Hospital do Tatuapé para saber se precisarão remover os projéteis.

O padre Paulo Parisi, responsável pela Paróquia Nossa Senhora da Paz, que recebe os imigrantes na Rua do Glicério, informou que ainda não sabe se os atiradores agiram por xenofobia ou por vingança, já que um haitiano teria recuperado a bolsa de uma mulher que havia sido assaltada no Glicério e devolvido a ela.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania informou que consta no Boletim de Ocorrência, registrado no 8° Distrito Policial no Brás, que “um dos ocupantes de um veículo que passava no local teria gritado “haitiano!” e logo depois disparado contra as vítimas”.

Em nota, a secretaria informou que tomou conhecimento dos fatos, que “repudia o ato e ressalta o compromisso desta gestão em combater toda e qualquer forma de violência e xenofobia na cidade”.

A Agência Brasil entrou em contato com a Secretaria Estadual de Segurança, que informou que ainda está apurando o caso.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias