Quase metade de inquéritos na Baixada é de violência contra a mulher

Publicado em 08/08/2015 - 16:57 Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Cerca de 45% dos inquéritos policiais da Baixada Fluminense são de violência contra a mulher, segundo levantamento do Ministério Público (MP) do Rio. De acordo com o MP, o estado tem 134 mil processos sobre violência de gênero. Os dados foram divulgados durante o encerramento da segunda edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, no Fórum de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, nessa sexta-feira (7). Liderada pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), a campanha no Rio solucionou 457 prisões em flagrante relativas à violência no estado.

O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, anunciou que, em novembro, vai promover uma semana inteira dedicada a ações do Projeto Violeta, criado pela juíza Adriana Ramos de Mello, do 1º Juizado de Violência Doméstica contra a Mulher, em junho de 2013, que integra as diferentes entidades envolvidas no atendimento à mulher em situação de violência. 

"Nós avançamos muito nas denúncias, mas as respostas ainda são lentas. E o Projeto Violeta fixa em poucas horas o processo, desde a denúncia até a sentença. O que a gente precisa hoje é encontrar meios de respostas imediatas a quem tem fome, não tem escola e sofre com a violência. Esse é o desafio do Poder Público".

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a Universidade do Estado e a Universidade Veiga de Almeida firmaram nesta semana termo de cooperação para que as instituições forneçam estagiários para atuar nos juizados de violência doméstica e familiar e acelerar os processos.

Na próxima semana, será lançada uma versão da cartilha, voltada para o público adolescente, que orienta mulheres a procurar ajuda. A publicação será apresentada às meninas de uma unidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, onde foi constatado aumento da violência entre as jovens.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias