MPF vai apurar violações de direitos humanos em ação do Exército na CSN

Publicado em 04/09/2015 - 21:13 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal (MPF) em Volta Redonda, na região do Médio Paraíba, instaurou inquérito civil público para apurar responsabilidade do Estado nas mortes de três operários após a invasão do Exército para reprimir o movimento grevista da categoria na Companhia Siderúrgica Nacional, em 9 de novembro de 1988.

O inquérito foi instaurado após representação da Comissão Municipal da Verdade Dom Waldyr Calheiros, que destacou a violação de direitos humanos no episódio. De acordo com o procurador do MPF de Volta Redonda, Julio José Araujo Junior, existia uma demanda de familiares dos operários e da comissão para analisar a ação do Exército e a responsabilidade do Estado no caso. Segundo ele, a responsabilização civil do Estado será analisada a partir do que for apurado no inquérito.

“É uma necessidade avaliar possíveis reparações e compensações simbólicas, mas necessárias à preservação da memória e da identidade da sociedade de Volta Redonda, já que é um fato que gerou comoção nacional, além de relevante na história da cidade.”

O documento da Comissão da Verdade destacou que, no primeiro dia de greve, cerca de 500 soldados do Exército invadiram e ocuparam a usina. Acrescentou que as tropas teriam recebido ordens, às 21h30 daquele dia, para atacar os três mil operários que ocupavam e estavam refugiados em uma unidade da usina.

O documento descreve que Walmir de Freitas Monteiro, Willian Fernandes Leite e Carlos Augusto Barroso morreram após a ação do Exército, o que gerou comoção nacional à época. Walmir teria levado um tiro nas costas quando saía do refeitório, Willian teria sido atingido no pescoço quando se escondia no alto da aciaria (unidade da usina) e Carlos sofrido pancadas na cabeça e esmagamento craniano.

A partir das informações apresentadas pela comissão e por familiares, o MPF vai colher documentos, informações, realizar depoimentos, além de fazer encaminhamentos dinâmicos ao processo.

O procurador Araujo Junior, responsável pelo inquérito, informou que o inquérito é importante para o esclarecimento da verdade, para a preservação da memória dos familiares e da cidade como um todo. “Nosso objetivo é lançar luz à questão, reescrever essa história e garantir reparações dentro do que for admitido e do possível.”

A greve havia sido deflagrada em 7 de novembro de 1988, com reivindicações como a implantação do turno de seis horas aprovado pela Constituição recém-promulgada e a reposição de perdas salariais do Plano Bresser.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias