BC: expansão da atividade econômica deve ficar relativamente estável

Publicado em 23/01/2014 - 09:59 Por Kelly Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ritmo de expansão da atividade econômica no Brasil deve ficar relativamente estável este ano, em comparação a 2013. Essa avaliação está na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central. No documento, o Copom considera que o consumo tende a continuar em crescimento, porém, em ritmo mais moderado do que o observado em anos recentes. Além disso, os investimentos devem ganhar impulso.

O Copom também destaca que deve haver maior crescimento da economia global, combinado com a alta do dólar. Esse cenário é mais favorável para o crescimento da economia brasileira. O comitê também avalia que “emergem perspectivas mais favoráveis à competitividade da indústria e da agropecuária”.

O setor de serviços tende a crescer em taxas menores do que as registradas em anos recentes. “É plausível afirmar que esses desenvolvimentos – somados a avanços em termos de qualificação da mão de obra – vão se traduzir em ganhos de produtividade”, acrescenta o Copom. Entretanto, o comitê ressalta que "a velocidade de materialização das mudanças citadas e dos ganhos delas decorrentes depende do fortalecimento da confiança de firmas e famílias”.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias