Invalid Scald ID.

Confiança do empresário industrial cai pelo terceiro mês seguido

Publicado em 17/02/2014 - 14:57 Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Pelo terceiro mês seguido, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) registrou queda. Elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o indicador ficou em 52,4 pontos em fevereiro, com queda de 0,7 ponto em relação a janeiro e de 5,7 pontos em relação na comparação com fevereiro do ano passado.

O Icei varia de 0 a 100. Valores acima de 50 pontos indicam confiança. No entanto, a diminuição constante do indicador mostra, de acordo com a CNI, que as perspectivas dos empresários em relação à economia estão se deteriorando. Para a entidade, a queda do índice significa mais dificuldades para a recuperação da indústria em 2014.

A queda foi puxada pelas grandes indústrias, cujo índice caiu 1,1 ponto em fevereiro. Nas médias empresas, o indicador teve retração de 0,6 ponto. Apenas nas pequenas indústrias, o Icei manteve-se praticamente estável, subindo 0,1 ponto no mês. Entre os setores da indústria, os piores resultados foram registrados nos segmentos de automóveis, borracha e calçados, cujos indicadores ficaram abaixo de 50 pontos.

A CNI ouviu 2.599 empresas em todo o país entre 3 e 13 de fevereiro. A amostra é constituída de 979 pequenas empresas, 970 médias e 630 grandes.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias