Empresários temem enfraquecimento das vendas

Publicado em 10/02/2014 - 11:52 Por Marli Moreira - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Os empresários do setor do comércio iniciaram o ano de 2014 ligeiramente mais confiantes com o desempenho atual da economia. No entanto, olhando para os próximos meses, na média eles acreditam em piora do cenário e com vendas mais fracas, segundo aponta o Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo (Icec), que teve uma pequena elevação, em janeiro, de 0,25% sobre dezembro último, ao alcançar 119,4 pontos.

Em relação a igual mês de 2013, foi apurado aumento bem maior, de 4,7% . O levantamento, feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), mede a percepção dos empresários sobre o setor, sobre os próprios negócios e em relação à economia do país. Para esse cálculo, a entidade segue escala que varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).

O índice é formado por três indicadores e apenas um deles teve crescimento: o Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (Icec) com variação de 10,9%. Passou de 90,3 pontos em dezembro para 100,1 pontos em janeiro. No caso do Índice de Expectativa de Empresário do Comércio (Ieec), houve queda de  4,1%  com a marca de  147,5 pontos. E o  Índice de Investimento do Empresário do Comércio (Iiec) recuou 2,3% com 110,7 pontos ante 113,3 pontos.

Essa visão menos otimista no curto prazo foi influenciada pelos donos de empresas de menor porte que empregam até 50 empregados. Nesse universo caiu o índice caiu 2,5%, atingindo 110,1 pontos enquanto nas empresas de grande porte houve alta de 6,6% com 139,1 pontos.

Em sua análise técnica, a  FecomercioSP justificou que “ a queda no ritmo de crescimento das vendas do varejo, a persistência da inflação e as incertezas em relação aos rumos da economia para este ano têm afetado o otimismo dos empresários nos últimos meses”.

Edição: José Romildo

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.