Transpetro lança ao mar navio Irmã Dulce

Publicado em 28/02/2014 - 20:13 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Transpetro lançou ao mar hoje  (28) o navio Irmã Dulce. Segundo informou a subsidiária da Petrobras, essa é a décima embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a atingir a fase de lançamento no prazo de quatro anos. O navio  passará ainda por acabamentos antes de  iniciar  as operações.

O Irmã Dulce é o segundo de uma série de quatro petroleiros do tipo panamax, termo que designa os navios que, devido às suas dimensões, alcançaram o tamanho limite para passar nas eclusas do Canal do Panamá. Os nomes de mulheres colocados nos petroleiros constituem homenagem às figuras femininas que ajudaram a construir a história do Brasil. O primeiro foi o Anita Garibaldi. As embarcações são utilizados para o transporte de petróleo e derivados escuros  e têm capacidade de transporte de  90,2 milhões de litros.

Nascida em 1914, em Salvador (BA),  a Irmã Dulce  (Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes) pertencia à Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Foi   uma das mais importantes ativistas humanitárias brasileiras do século 20.

O presidente da Transpetro, Sergio Machado, disse que o novo navio lançado ao mar marca a retomada da indústria naval brasileira, com produtividade em série. “O Promef garante a encomenda de navios no Brasil e o conteúdo nacional mínimo de 65%. Agora, estamos perseguindo a competitividade internacional para colocar de novo o nosso país na posição de ator mundial na produção de navios”, disse.

O Promef totaliza investimentos de R$ 11,2 bilhões na  encomenda de 49 navios e 20 comboios hidroviários.


Fonte: Transpetro lança ao mar décimo navio do Promef

Edição: José Romildo

Últimas notícias