Presidente da Vale apoia MP que simplifica tributação de empresas no exterior

Publicado em 12/03/2014 - 14:33 Por Daniel Lima - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Após participar de reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e com dirigentes empresariais de grande porte do país, o presidente da Vale, Murilo Ferreira, disse hoje esperar que a Medida Provisória (MP) 627, que simplifica a tributação de empresas brasileiras no exterior, seja aprovada nas próximas semanas "com pequenos refinamentos".

Além do ministro ministro Mantega, participam da reunião, que ainda não terminou, os seguintes empresários: presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e  Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy; presidente do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau; presidente da Ambev, João Castro Neves; presidente da Brasil Foods, Marcos Jank; e presidente do Grupo Cosan, Rubens Ometto. A MP, que se encontra em exame no Congresso Nacional, pretende também revogar o Regime Tributário de Transição (RTT). Os efeitos da MP serão aplicados a partir de 2015.

Pelas regras em vigor, empresas brasileiras com filiais no exterior precisam conviver com três padrões contábeis diferentes, o brasileiro, o europeu e o americano, fator que contribui para dificultar o balanço do grupo empresarial.

O secretário da Receita Federal, Carlos Albertou Barreto, em conversa com jornalistas, disse hoje - ao deixar o Ministério da Fazenda - que desconhece detalhes da discussão dos assuntos da MP debatidos na reunião do ministro Mantega com empresários. Acrescentou que não participou da reunião.

Edição: José Romildo

Últimas notícias