Invalid Scald ID.

Demanda das empresas por crédito recua 5,3% em março, aponta Serasa Experian

Publicado em 16/04/2014 - 11:07 Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A busca das empresas por crédito recuou 5,3% em março, na comparação com o mês anterior, segundo pesquisa divulgada hoje (16) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação com março do ano passado, foi registrada queda de 1,2%. No acumulado do ano, no entanto, o indicador apresenta alta de 3,6%, em relação a igual período de 2013.

Os economistas da Serasa Experian avaliam que esse decréscimo reflete a menor quantidade de dias úteis no mês, pois o carnaval deste ano foi em março. A alta do trimestre, por sua vez, está relacionada a uma antecipação da busca por crédito para compensar, previamente, a atividade produtiva por conta das reduções de horas de produção durante a Copa do Mundo.

Em março, apenas as empresas de grande porte não apresentaram queda no indicador. Essa categoria registrou crescimento de 10,3% em março, ante fevereiro. No acumulado do ano, as grandes empresas também lideram a alta da demanda empresarial com expansão de 10,6% em relação ao três primeiros meses de 2013.

As micro e pequenas empresas, por sua vez, registraram recuo de 1,2%. No trimestre também verifica-se redução do indicador, com queda de 3,9%. Nas médias empresas, a busca por crédito caiu 3% no mês de março e 2,3% no acumulado do ano.

Na análise por setor, o maior recuo ocorreu no comércio, com queda de 2,8% em março, na comparação com o mês anterior. A indústria registra declínio de 2,5%. Apenas o setor de serviços apresentou avanço (0,9%) na demanda por crédito em março.

Na comparação por região, as empresas do Centro-Oeste apresentaram maior alta na demanda por crédito (16,6%), seguidas pelas da Região Norte (8,6%). No Nordeste, a expansão na busca por crédito foi menor (0,5%). No Sul e Sudeste, a busca por crédito registrou quedas de 3,1% e 4,9% em março, na comparação com fevereiro, respectivamente.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias