Eletrobras diz que está pronta garantir fornecimento de energia

Publicado em 24/04/2014 - 21:51 Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Eletrobras negou que esteja havendo desmonte nas empresas do grupo, conforme declarações feitas à Agência Brasil pelo diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região e da Associação dos Empregados da Eletrobras, Emanuel Mendes Torres, ao falar sobre a greve de 48 horas iniciada nesta quinta-feira.

Em nota, a Eletrobras ressalta que as empresas do grupo assinaram, em 2013, acordo coletivo válido por dois anos, com todas as entidades sindicais que representam seus trabalhadores.

A empresa diz, ainda, que a direção da holding do setor elétrico vem acompanhando o movimento grevista e garante que as suas subsidiárias “estão prontas a adotar as medidas contingenciais necessárias à manutenção do fornecimento de energia elétrica à população, bem como das atividades essenciais das empresas”.

Sobre as denúncias de desmonte na estatal, a companhia informou que estão em curso ações e estudos para adequar a empresa e suas coligadas à nova realidade do setor elétrico brasileiro.

Mais cedo, em entrevista à Agência Brasil, o diretor do sindicato da categoria afastou a possibilidade de que o movimento iniciado hoje afete o abastecimento e prejudique a população porque o setor operacional trabalha normalmente.

Segundo Mendes Torres, o movimento atinge de 90% a 95% dos 21 mil funcionários da Eletrobras, que trabalham nas 16 empresas da holding, em todo o país, dos quais cerca de 4 mil somente no Rio de Janeiro. “A orientação do sindicato foi no sentido de que a parte operacional do Sistema Eletrobras continue a trabalhar normalmente e por isso o fornecimento de energia para a população não será afetado.”

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias