CMN aprova ajustes nos preços mínimos da agricultura familiar

Publicado em 10/07/2014 - 18:21 Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu, em reunião extraordinária, ajustar os preços de produtos do Programa de Garantia de Preços Mínimos para a Agricultura Familiar (Pgpaf).

Entre os que tiveram preços ajustados, estão abacaxi, banana, batata-doce, feijão, laranja, amendoim, cebola, cacau, borracha natural cultivada, cana-de-açúcar, tangerina, tomate e uva. A aprovação aconteceu ontem (9), mas as informações foram divulgadas hoje (10).

A relação completa está na resolução do CNM publicada no site do Banco Central. O Pgpaf tem objetivo de assegurar a remuneração dos custos variáveis de produção aos agricultores familiares que tomarem empréstimos para custeio e investimento, facilitando a quitação do crédito rural.

Pelo programa, os agricultores têm direito a bônus de desconto na parcela do financiamento sempre que os preços do mercado ficam abaixo do preço de garantia do que produzem. A medida do CMN vale para operações com bônus vencendo entre 10 de julho deste ano e 9 de julho de 2015.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias