Carga de energia cresce 0,8% em julho, apesar da baixa atividade industrial

Publicado em 06/08/2014 - 19:25 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A carga de energia gerada pelas usinas do Sistema Interligado Nacional (SIN) aumentou 0,8% em julho, em relação a igual mês de 2013, de acordo com o Boletim de Carga Mensal, divulgado hoje (6) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo a instituição, o desempenho é resultado do comportamento da indústria, que continuou sem mostrar, no período, uma dinâmica de crescimento bem definida. Na comparação com junho deste ano, o crescimento da carga atingiu 1,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, até julho, houve expansão de 4,6%, comparado a igual período anterior.

A maior variação na carga de energia em julho, ante igual mês do ano passado, foi registrada no Subsistema Norte (7,5%), refletindo, segundo o ONS, não só os efeitos da carga das distribuidoras locais, mas também o desempenho da produção dos grandes consumidores eletrointensivos ligados à rede básica. O Subsistema Norte foi o que mostrou também a maior variação no acumulado de 12 meses: 24,1%. Em relação a junho último, o aumento foi 0,2%.

Em contrapartida, o Subsistema Nordeste apresentou queda de 0,3% na carga gerada, em comparação a julho de 2013, por causa da ocorrência de chuvas e temperaturas amenas nas capitais e em todo o litoral da região, com redução das horas de consumo de ar condicionado. O mesmo ocorreu em relação a junho deste ano, quando a carga teve queda de 1,4%. No acumulado de 12 meses, a alta alcançou 3,5%.

Já no Subsistema Sudeste/Centro-Oeste, os valores indicam expansão de 0,4% em julho, ante igual mês do ano passado, com aumento de 1,6% sobre junho. No acumulado de 12 meses, a variação foi positiva, atingindo 2,6%. O comportamento de segmentos industriais de elevado consumo de energia nas duas regiões explica o crescimento, indicou o ONS.

A mesma tendência de incremento da carga de energia foi apurada no Subsistema Sul, onde as variações positivas atingiram 0,2% em julho, em relação ao mesmo mês de 2013, e 2,6% na comparação com junho deste ano. Na comparação anual cresceu 4,9%.

 


Fonte: Carga de energia cresce 0,8% em julho, devido à baixa atividade industrial

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias