Classificação de risco para febre aftosa em Roraima cai de alta para média

Publicado em 12/08/2014 - 18:00 Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Agricultura lança programa para aumentar produção de carne e leite

Roraima,  Amapá  e  Amazonas  ainda  não  foram declaradas livres da doençaArquivo Agência Brasil

O estado de Roraima teve sua classificação para febre aftosa alterada hoje (12) de risco alto para médio em relação à doença. O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, assinou instrução normativa alterando a classificação, em Boa Vista, capital do estado. Roraima, Amapá e Amazonas são as três áreas no país ainda não declaradas livres da doença.

Com a mudança no status de Roraima, o estado junta-se ao Amazonas, também considerado de médio risco. O Amapá ainda é catalogado como uma região de risco elevado. Segundo o Ministério da Agricultura, o último caso de febre aftosa em Roraima foi no município de Caroebe, em 2001. O reconhecimento de Roraima como zona de médio risco para a doença será publicado amanhã (13) no Diário Oficial da União.

O objetivo do Ministério da Agricultura é que em 2015 o Brasil seja reconhecido pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) como país livre da febre aftosa. Atualmente, a OIE reconhece 23 estados brasileiros e o Distrito Federal como livres da aftosa, com vacinação. O estado de Santa Catarina é o único a ter o status de livre da aftosa sem necessidade de vacinação. Segundo o ministério, o Brasil se mantém sem ocorrência de febre aftosa há oito anos.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias