Mantega anuncia hoje medidas para dar mais liquidez à economia

Publicado em 20/08/2014 - 12:32 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que anunciará ainda hoje (20) algumas medidas a serem adotadas pelo governo federal. A expectativa é que as medidas sejam complementares às anunciadas mais cedo pelo Banco Central, que liberou mais R$ 10 bilhões em recursos com o objetivo de dar mais liquidez à economia. Ao chegar ao ministério, pouco antes do meio-dia, Mantega não comentou o anúncio do BC. “Vou conversar com vocês às 14h, quando anunciarei algumas medidas”, disse Mantega.

Ao liberar R$ 10 bilhões em recursos para a economia, o BC pretende dar continuidade à distribuição de liquidez na economia, com a alteração de normas de recolhimento compulsórios – dinheiro que os bancos são obrigados a deixar depositados no Banco Central – sobre recursos a prazo.

Uma das medidas permite que até 60% do recolhimento compulsório relativo a depósitos a prazo sejam cumpridos com operações de crédito, aumentando em 10 pontos de percentagem essa possibilidade, definida no final de julho. Assim, 60% dos valores recolhidos poderão ser utilizados na contratação de novas operações de crédito e na compra de carteiras diversificadas (pessoas jurídicas e físicas)

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias