Confiança do comércio tem queda de 8,7% em setembro, diz FGV

Segundo a FGV, o resultado mostra frustração dos empresários do

Publicado em 26/09/2014 - 08:43 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro
Atualizado em 26/09/2014 - 09:24

Consumidores fazem compras em supermercado

Confiança do consumidor tem queda de 8,7% em setembro, diz FGVMarcelo Camargo

O Índice de Confiança do Comércio da Fundação Getulio Vargas teve queda de 8,7% no indicador trimestral de setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. O recuo foi maior do que os observados nos indicadores trimestrais de agosto (-7,3%) e julho (-6,3%).

De acordo com a FGV, o resultado mostra uma frustração dos empresários do comércio com o desempenho das vendas ao longo do terceiro trimestre deste ano. A avaliação do setor sobre os próximos meses, medida pelo Subíndice de Expectativas, piorou 4,2%. Já a avaliação sobre o momento presente, medida pelo Subíndice da Situação Atual, caiu 15,9%.

O percentual de empresários que considera o nível de demanda atual forte caiu de 16,4% no trimestre finalizado em setembro de 2013 para 10,2% no trimestre finalizado em setembro deste ano. Já o daqueles que a consideram fraca passou de 21,8% para 30,6%, no período.

Aqueles que preveem aumento das vendas nos próximos três meses caíram de 57,8% em setembro de 2013 para 53,9% em setembro deste ano. Ao mesmo tempo, a parcela dos que esperam queda nas vendas passou de 4% para 6,3%.

A pesquisa também constatou que o percentual de empresários que esperam melhora na tendência dos negócios nos próximos seis meses caiu de 55,2% para 51,7%. Já os que tem perspectiva de piora subiram de 4,6% para 7,6%.

A confiança dos empresários do atacado teve queda de 8,4% e do varejo restrito, de 7,5%. O varejo ampliado, que considera os segmentos de veículos e materiais de construção, teve queda de 8,7%. Os veículos, motos e peças tiveram recuo de 13,8%, enquanto os materiais de construção caíram 10%.

*Título alterado às 9h22 para correção. Diferentemente do que o texto informava, é a confiança do comércio que teve queda de 8,7% em setembro, e não a do consumidor.

Edição: Talita Cavalcante

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