Empréstimo-ponte garante obras iniciais em trecho leiloado da BR-040

Publicado em 01/09/2014 - 15:04 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Polícia Rodoviária Federal estima que 180 mil veículos devem deixar o DF no feriado prolongado. Segundo a PRF, o movimento é maior na BR-040, em direção a Minas Gerais e ao Rio (Valter Campanato/Agência Brasil)

Obras  cobrem  trecho que vai de  Juiz de Fora  (Minas Gerais) até BrasíliaValter Campanato/Agência Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou hoje (1º) que vai conceder empréstimo-ponte de R$ 965,75 milhões à Concessionária BR-040, do Grupo Invepar, no âmbito do Programa de Investimentos em Logística (PIL).

Segundo o BNDES, os recursos serão aplicados nas obras previstas para os dois primeiros anos do contrato de concessão até que seja concluída a análise do empréstimo de longo prazo. O  dinheiro corresponde a 69% dos gastos iniciais previstos, que incluem melhorias no pavimento e na sinalização e segurança, além dos sistemas elétricos e de iluminação.

A Concessionária BR-040 venceu o leilão de concessão de um trecho de 937 quilômetros da BR-040, que liga Juiz de Fora, em Minas Gerais, a Brasília, passando por Belo Horizonte. Oito grupos disputaram o leilão, em dezembro. O grupo vencedor, Invepar, ofertou preço de pedágio 61,13% inferior ao teto fixado pelo governo.

De acordo com o BNDES, deverão ser gerados 5.920 empregos diretos e indiretos até a conclusão das obras no quinto ano de concessão. Na operação da rodovia, a Concessionária BR-040 S.A. empregará 800 trabalhadores.


Fonte: Empréstimo-ponte garante obras iniciais em trecho da BR 040, leiloado em dezembro de 2013

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias