IGP-M tem inflação de 0,2% em setembro

Publicado em 29/09/2014 - 09:08 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste de contratos de aluguel, teve inflação de 0,2%, em setembro deste ano. No mês anterior, o indicador registrou deflação (queda de preços) de 0,27%. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-M acumula taxas de 1,76% no ano e 3,54% no período de 12 meses.

O avanço da taxa entre agosto e setembro foi provocado pelas altas de preços no atacado e no varejo. O subíndice de Preços ao Produtor Amplo, que analisa o atacado, passou de uma deflação de 0,45%, em agosto, para uma inflação de 0,13% em setembro.

Produtos e alimentos cultivados sem aditivos químicos e sem causar danos ao meio ambiente, expostos na conferência Green Rio - Rio Orgânico 2014, no Jardim Botânico (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Alimentos são a principal causa de aumento de preços ao consumidor, em setembroFernando Frazão/Agência Brasil

Já a taxa de inflação do subíndice de Preços ao Consumidor, que analisa o varejo, passou de 0,02% em agosto para 0,42% em setembro, principalmente devido aos alimentos. O grupo de despesas alimentação passou de uma queda de preços de 0,11% para uma alta de preços de 0,4% no período.

O subíndice de Custo da Construção, teve uma queda na taxa, ao passar de 0,19%, em agosto, para 0,16% em setembro. O IGP-M é calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias