Índice de confiança dos comerciantes paulistas cai em agosto

Publicado em 05/09/2014 - 10:19 Por Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

 Comércio

Índice de confiança dos comerciantes paulistas cai em agostoJosé Cruz/Agência Brasil

A confiança dos comerciantes paulistas atingiu 98,3 pontos em agosto, em uma escala que varia de 0 a 200, caindo 0,3% ante o mês anterior, e 10,8% na comparação com agosto do ano passado. Os dados são do Índice de Confiança do Empresário do Comércio, calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

De acordo com a Fecomercio esta é a segunda vez ao longo da série histórica que o índice registra pessimismo entre os empresários. No mês anterior, o indicador já havia registrado 98,6 pontos, com recuo de 2,5% em relação a junho.

Segundo a assessoria econômica da entidade, a elevação dos juros e a inflação ainda persistente inibem a intenção de compra do consumidor e a expectativa de comerciantes. “A sétima queda consecutiva do indicador deixa em evidência a cautela dos empresários”, informa a entidade.

Os dados mostram ainda que as empresas com até 50 funcionários foram as responsáveis pela diminuição da confiança de julho para agosto deste ano, com recuo de 0,4%. Aquelas com mais de 50 empregados tiveram aumento de 3,8%.

“Esse diferencial de percepções entre grandes e pequenos se deve a ajustes nos estoques, projeções, quadro de funcionários e até da folha de pagamentos que, em geral, é feita mais rapidamente pelas empresas maiores. A tendência é que nos próximos meses o quadro negativo se mantenha para as empresas de menor porte”, explica a Fecomercio.

De acordo com o índice, os três indicadores que compõem a confiança do empresário tiveram desempenhos opostos de julho para agosto. O Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio ficou em 67,2 pontos, com queda de 8,9%. O Índice de Investimento do Empresário do Comércio recuou 0,3%, ao passar para os 95,8 pontos no mês. O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio mostrou recuperação de 4,7%, chegando aos 131,8 pontos.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias