Leilão do 4G ajudará a universalizar banda larga, diz Paulo Bernardo

Publicado em 30/09/2014 - 20:46 Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília

A venda de lotes da frequência de 700 mega-hertz (MHz) impulsionará a expansão da tecnologia 4G (de quarta geração), disse hoje (30) o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Segundo ele, a faixa, que exige a instalação de menos antenas, ajudará as companhias telefônicas a oferecer internet de alta velocidade em cidades do interior, principalmente nas localidades de 30 mil a 50 mil habitantes.

“Consolidamos a possibilidade de massificar o 4G no Brasil. O serviço será o grande motor para universalizar a internet de alta velocidade. Nos municípios de menos de 50 mil habitantes, uma empresa poderá operar antena conectada a uma linha de fibra óptica e vender o sinal 4G. Isso exige menos investimentos em estrutura física”, explicou o ministro.

Paulo Bernardo considerou o leilão um sucesso, apesar de dois dos seis lotes ofertados não terem sido arrematados, e de uma empresa, a Oi, não ter participado. “Já era esperado que não fossem vendidos todos os lotes depois da desistência da Oi. Temos de pensar que, em pleno momento de turbulências no mercado financeiro, quatro empresas estarem apostando e investindo no país é considerável”, declarou.

Para o ministro, o fato de o governo ter aberto mão, no edital, de obrigar o fornecimento do 4G em estradas e de introduzir um limite mínimo de velocidade de transmissão de dados não prejudicará a qualidade dos serviços. Segundo ele, a exigência de que as antenas sejam conectadas a redes de fibras ópticas permitirá conexão rápida à internet na frequência 700 MHz.

“Como queremos garantir a alta qualidade do desempenho do 4G, o edital determinou que todas as antenas sejam conectadas por fibra óptica, não por sinais de rádio. Isso dá vazão extraordinária, multiplica a capacidade das estações rádio base, de atender à demanda”, justificou Paulo Bernardo.

O edital do leilão permite que os vencedores paguem a outorga de duas formas: 10% na assinatura do contrato, com parcelamento do restante, ou 100% do valor arrematado à vista. O ministro disse ter se reunido ao longo do dia com representantes de empresas participantes do leilão, mas alegou não ter perguntado como elas fariam o pagamento.

Explorada desde o ano passado, a faixa de 2,5 giga-hertz tem capacidade maior de transportar sinais, mas tem comprimento de onda menor, o que exige a instalação de muitas antenas. A faixa de 700 MHz é menos robusta na transmissão de dados, mas tem comprimento de onda maior e demanda menos antenas. A frequência de 700 MHz tem a vantagem ainda de ser usada na maioria dos países desenvolvidos, o que tornaria celulares comprados no exterior compatíveis com o 4G brasileiro.

 

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias