Nova base de cálculo será usada para medir PIB no quarto trimestre

Publicado em 28/11/2014 - 12:52 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O ano de referência usado para calcular a variação do Produto Interno Bruto (PIB) será alterado e novas fontes de dados serão consideradas já na medição do indicador do quatro trimestre deste ano. A informação foi divulgada hoje (28) pelo coordenador de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Roberto Olinto.

Portanto, o PIB anunciado nesta sexta-feira foi o último a usar como base o ano 2000. As próximas divulgações já passarão a se basear em 2010. Segundo Olinto, as taxas de crescimento anuais do PIB serão todas revistas de acordo com a nova base. A divulgação dos valores atualizados será feita, provavelmente, em março de 2015. Posteriormente, ainda em março, será divulgado o PIB do quarto trimestre deste ano.

Olinto diz que, apesar da mudança da base de referência, não haverá alteração na metodologia de cálculo do PIB – indicador que busca retratar a economia nacional e calcular a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. “O que houve foi a introdução de novas fontes de dados e recomendações internacionais, que estão sendo incorporadas em vários países do mundo”, disse Olinto.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias