Queda da agropecuária prejudica desempenho da economia

Publicado em 28/11/2014 - 10:13 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A queda de 1,9% da produção agropecuária no terceiro trimestre deste ano (na comparação com o trimestre anterior) foi um dos responsáveis pelo baixo crescimento econômico do país no período (0,1%). A queda veio depois de duas altas consecutivas do setor: de 0,4% no segundo trimestre e de 3,2% no primeiro trimestre. Os dados do Produto Interno Bruto (PIB) foram divulgados hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis, a explicação é que, no segundo e terceiro trimestres, as lavouras colhidas são diferentes. “No segundo trimestre, ainda tinha safra de soja, com previsão de alta [de 5,6%]. No terceiro trimestre, não [há] mais a soja e entra a colheita de cana-de-açúcar, que tem estimativa de queda [de 5,9%]”, disse.

O café, outra lavoura importante do terceiro trimestre, tem perspectiva de queda de 6,6%. A agropecuária responde por cerca de 5% da economia brasileira. Os outros 95% são formados pela indústria, que cresceu 1,7% no período, e pelos serviços, com alta de 0,5%.

Nos outros tipos de comparação, no entanto, a agropecuária teve altas: 0,3% na comparação com o mesmo trimestre de 2013, 0,9% no acumulado do ano e 1,1% no acumulado de 12 meses.

Edição: José Romildo

Últimas notícias