BNDES aprova empréstimo para duplicação da Rio-Petrópolis

Publicado em 14/01/2015 - 14:02 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje (14) a aprovação de empréstimo-ponte de R$ 420 milhões para implantação da nova subida da Serra de Petrópolis, município da região serrana do estado do Rio de Janeiro. A beneficiária será a Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio (Concer).

Segundo o BNDES, empréstimo-ponte é o financiamento a um projeto com o objetivo de agilizar a realização de investimentos por meio da concessão de recursos no período de estruturação da operação de longo prazo.

De acordo com a assessoria de imprensa do banco, o  projeto prevê transferência da praça de pedágio, localizada no km 104, em Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, para o km 102, para facilitar o acesso de comunidades locais ao centro da cidade, além de investimentos em reforço e alargamento de obras de arte e passarelas.

A nova pista terá aproximadamente 20 quilômetros de extensão e substituirá o atual trecho de subida. O empreendimento inclui a duplicação de 15 quilômetros da pista de descida e construção de um túnel com 5 quilômetros de extensão.

As obras  têm  conclusão prevista  para dezembro de 2016. Após o término, a expectativa é que o projeto gere cerca de mil empregos diretos e 3 mil indiretos, entre equipes de manutenção, conservação e atendimentos mecânico e médico nas duas pistas.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias