Ministro diz que não houve falta de energia e sim falha técnica

Até o dia 18 de fevereiro, 867 megawatts de energia térmica serão

Publicado em 20/01/2015 - 15:36 Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 20/01/2015 - 15:37

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, disse hoje (20) que não houve falta de geração de energia no país ontem, mas falha técnica. Segundo ele, um problema na linha de transmissão que leva energia do Norte para as regiões Sul e Sudeste do país resultou em descasamento entre a demanda e a geração, o que provocou variação de frequência e obrigou o desligamento de cargas e usinas.

“O nosso sistema é robusto, pode haver falha técnica e humana, precisamos apurar. O que aconteceu foi uma falha aparentemente técnica na rede Norte-Sul, que acabou acarretando o desligamento por prevenção” explicou Braga.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na tarde de ontem, restrições na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica. Com isso, regiões de vários estados ficaram sem energia durante cerca de uma hora.

Braga informou que, até o dia 18 de fevereiro, a Petrobras retomará a geração de 867 megawatts de energia térmica de uma usina inoperante para manutenção preventiva.

Segundo ele, alternativas estão sendo tomadas, inclusive com relação à geração de energia adicional de Itaipu, para reforçar o sistema, até que os problemas na Linha Norte-Sul sejam superados. “Esperamos, com as novas unidades e manobras que a ONS adotou, continuar oferecendo com tranquilidade energia à população”, disse. 

Edição: Beto Coura

Últimas notícias