Petrobras: oferta de gás natural ao mercado cresceu 10% em 2014

Publicado em 08/01/2015 - 09:23 Por Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Sede da Petrobras (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Petrobras bate o próprio recorde anual de oferta de gás natural ao mercado brasileiroTânia Rêgo/Agência Brasil

A oferta de gás natural natural ao mercado consumidor brasileiro cresceu 10% no ano passado, atingindo média diária de 96,1 milhões de metros cúbicos (m³/dia). Com essa marca, a Petrobras bateu seu próprio recorde anual de oferta de gás natural ao mercado brasileiro. Do total ofertado, 43,23 milhões de m³/dia, em média, foram produzidos nos campos nacionais.

Em 2013, segundo informações da Petrobras, a oferta de gás natural da estatal cresceu 10% em relação ao volume médio de 87,3 milhões de m³/dia destinados aos mercados termelétrico e não termelétrico, bem como ao consumo interno da companhia em 2013.

Ainda de acordo com a Petrobras, contribuíram para o aumento da oferta e a melhora da flexibilidade na distribuição a implantação dos três terminais de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL), com capacidade para regaseificar 41 milhões de m³/dia de gás natural.

Nos terminais de GNL de Pecém, no Ceará, da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e nos localizados na Bahia foram regaseificados ao longo do ano uma média de 20,00 milhões de m³/dia. Da Bolívia foram importados, em média, 32,87 milhões de m³/dia.

Da oferta total de gás natural, 41,94 milhões de m³/dia foram entregues ao mercado termelétrico, garantindo o suprimento do Parque Gerador de Energia Elétrica da Petrobras e de usinas de terceiros num período de forte despacho termelétrico ordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Ao mercado não termelétrico foram entregues 38,9 milhões de m³/dia. O consumo interno da Petrobras em suas refinarias e fábricas de fertilizantes alcançou 13,33 milhões de m³/dia, e o consumo no sistema de transporte de gás natural foi 1,93 milhão de m³/dia.


Fonte: Petrobras: oferta de gás natural ao mercado cresceu 10% em 2014

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias