BMG lidera ranking de queixas a bancos no segundo semestre

Publicado em 02/02/2015 - 12:22 Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O BMG liderou o ranking de queixas contra bancos no segundo semestre do ano passado, conforme levantamento divulgado hoje (2) pelo Banco Central (BC). A instituição, que já divulga mensalmente a relação de bancos com maior número de reclamações informou, nesta segunda-feira, que apresentará também os dados semestrais consolidados.

Nos seis últimos meses do ano passado, o BMG teve 694 reclamações julgadas procedentes e índice de queixas de 305,41. Em segundo lugar entre os mais reclamados, ficou o Santander, com 2.033 queixas e índice de 65,36.

O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar a ele, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos.

O terceiro lugar em queixas, em outubro, ficou com o Banrisul, seguido pelo HSBC e pela Caixa Econômica Federal. O primeiro teve 210 queixas e índice de 54,76. O HSBC acumulou 534 queixas e teve índice de 52,54, e a Caixa, 3.581 queixas e índice de 48,59.

Os principais motivos de reclamações foram irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade, com 1.915 queixas procedentes, e o débito em conta de depósito não autorizado, com 1.806 reclamações.

A restrição à realização de portabilidade de operação ficou terceiro lugar, com 1.660 queixas. Por fim, a cobrança de tarifa por serviços não contratados e insatisfação com a resposta recebida de reclamação vieram em quarto e quinto lugares, respectivamente, com 838 e 679 reclamações. No total, houve 16.076 queixas procedentes no segundo semestre do ano passado.

A Agência Brasil procurou os cinco bancos com maior número de reclamações. Apenas o Santander, o segundo da lista, e a Caixa, em quinto, responderam. Por meio da assessoria de imprensa, o Santander informou que trabalha continuamente na melhoria dos processos, das ofertas e do atendimento para melhorar a satisfação dos consumidores. A Caixa alegou que revisa constantemente os serviços e que tem a diminuição das reclamações entre as prioridades do banco.

O BMG, primeiro colocado, e o HSBC, na quarta posição, não responderam aos contatos. A reportagem não conseguiu contato com o Banrisul, terceiro em número de reclamações.

*Colaborou Wellton Máximo

* matéria atualizada às 18h34 para acréscimo de informações

Edição: Marcos Chagas

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