Índice que monitora preços de commodities registra queda de 5,14% em janeiro

Publicado em 04/02/2015 - 13:04 Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O índice que acompanha os preços das commodities (produtos primários com cotação internacional) registrou, em janeiro, queda de 5,14%, na comparação com dezembro. Em 12 meses, o Índice de Commodities Brasil (IC-Br), medido mensalmente pelo Banco Central (BC), caiu 1,37%.

O IC-Br é calculado com base na variação dos preços de produtos primários negociados no exterior. Para isso, o BC observa os produtos relevantes para a dinâmica dos preços ao consumidor no Brasil.

No mês passado, o segmento de energia (petróleo, gás natural e carvão) foi o principal responsável pela queda de preços, com redução de 15,56% no mês. O segmento de metal (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel) também registrou recuo de 4,21%.

O segmento agropecuário (carne de boi, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café, arroz e carne de porco) teve diminuição de 3,62% no índice de commodities.

O Índice Internacional de Preços de Commodities (CRB), calculado pelo Commodity Research Bureau, registrou queda de 3,99% em janeiro e alta de 3,79% em 12 meses.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias