Mulheres negras promovem evento no Rio contra o racismo

Publicado em 06/03/2015 - 16:05 Por Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

 Contra o Racismo, a Violência e pelo bem viver,que acontecerá em Brasília no dia 18 de novembro (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Objetivo do ato é mostrar desvantagens do racismo

e do sexismo na dia a diaTânia Rêgo/Agência Brasil

Mulheres negras promovem hoje (5), na Central do Brasil, atividades contra o racismo e o sexismo. Com a participação de ativistas de vários municípios, o movimento chama a atenção de quem passa pelo local para as desvantagens do racismo e do sexismo na dia a dia.

O objetivo do movimento é provocar uma reflexão sobre o preconceito racial e divulgar a Marcha das Mulheres Negras 2015, uma caminhada que programada para o dia 18 de novembro, em Brasília.

No evento de hoje, as mulheres organizam shows de música, apresentações teatrais e oficina de turbante.

A professora e escritora Ana Gomes, do Fórum de Mulheres Negras do Rio de Janeiro, que participará da marcha de Brasília, disse que a violência contra negros provoca mortes e sofrimentos psicológicos. “Há um número absurdo de jovens negros sendo mortos e [em consequência] há milhares de mulheres negras atingidas porque têm filhos ou companheiros sendo mortos.”

De acordo com uma das organizadoras da marcha no Rio, Clátia Regina Vieira, é preciso questionar situações que negam o acesso do negro à educação, à cultura e à saúde. “O racismo é doloroso”, disse Clátia, ao ressaltar que essa prática “marca fundo a vida das mulheres [gerando] vulnerabilidade”. Para ela, só políticas públicas adequadas podem dar acesso ao sistema de ensino, à cultura e a outros benefícios que deveriam ser garantidos pelo Estado.

Uma das articuladoras da marcha em São Gonçalo e Niterói, a jornalista Sandra Martins defendeu a necessidade de a sociedade enfrentar a violência no campo simbólico, que afeta a imagem que a sociedade tem da mulher negra. “A produção cultural e a mídia ainda tratam as negras de forma estereotipada, com traços exagerados, como se fossem uma peça ou um objeto sexual”, criticou.

 Contra o Racismo, a Violência e pelo bem viver,que acontecerá em Brasília no dia 18 de novembro (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Mulheres   negras  ensinam  diferentes  maneiras

de  usar  turbantes     Tânia  Rêgo/Agência  Brasil

E acrescentou: “Temos dificuldade de mostrar a mulher negra como uma mulher normal, que trabalha, que cuida da família, estuda, vai ao cinema, fica doente, e não com um ser subalterno.”

Edição: José Romildo

Últimas notícias