Tesouro descarta risco de mudança no grau de investimento de títulos do governo

Publicado em 10/03/2015 - 12:53 Por Daniel Lima - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, disse que não existe risco de mudança no grau de investimento dos títulos do governo federal por parte das agências de classificação. “A agência de rating basicamente olha a credibilidade da política fiscal. Tem sido demonstrado, na verdade, que é a meta de superávit é uma meta do governo, da presidenta Dilma; que a gente tem buscado, a cada momento, anunciar medidas que dão, alimentam e sinalizam para o alcance dessa meta. Então, agência de rating, na verdade, avalia a credibilidade da política fiscal.”

Santive participou do anúncio das medidas que facilitam aplicações no Tesouro Direto a cidadãos que pretendem fugir de outros investimentos oferecidos por bancos e corretores.

No último dia 5, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e outros integrantes da equipe econômica receberam, em Brasília, a visita de representantes da agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P). Na ocasião, a equipe apresentou as medidas econômicas que estão sendo implementadas com o objetivo de garantir sustentabilidade fiscal de médio prazo e estabilidade monetária.

"[As medidas] são fatores relevantes para a manutenção da confiança dos investidores na economia – condição essencial para o crescimento sustentável e a manutenção dos ganhos sociais conquistados”, informou em nota, o Ministério da Fazenda.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias