Taxa de emprego na construção civil cai 0,68% em março, informa SindusCon-SP

Publicado em 28/04/2015 - 14:21 Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Rio de Janeiro - O prefeito Eduardo Paes visita o canteiro de obras do Museu do Amanhã, em construção no Pier Mauá, zona portuária do Rio (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Em março, o saldo entre demissões e contratações representou déficit de 22,3 mil postos de  trabalho com  carteira  assinada     Arquivo/Agência  Brasil

O nível de emprego na construção civil brasileira registrou queda de 0,68% em março, na comparação com o mês anterior, informa pesquisa do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (SindusCon-SP), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). No fim de março, o número de trabalhadores do setor superava 3,2 milhões.

O saldo entre demissões e contratações representou déficit de 22,3 mil postos de trabalho com carteira assinada. Em relação a março de 2014, foram fechadas 296,9 mil vagas, o que representa redução de 8,36%. No primeiro trimestre do ano, o indicador acumula 64,2 mil vagas a menos no setor. Na comparação com o acumulado nos três primeiros meses do ano anterior, a queda foi  7,45%.

Na análise por região, o indicador revela que o Nordeste teve a maior redução dos postos de trabalho, com queda de 1,19%, que corresponde ao fechamento de 8.359 vagas. Em seguida, estão o Centro-Oeste, com recuo de 1,08%, saldo negativo de 2.664 postos, e o Norte, com queda de 1,04%, menos 2.105 vagas.

Em números absolutos, o Sudeste (-0,52%) foi a região que teve mais postos de trabalho fechados: 8.603 vagas. O Sul registrou a menor retração, tanto em termos percentuais (-0,14%), quanto em números absolutos, com 661 vagas a menos.

Segundo o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, a rápida deterioração do nível de emprego sugere que chegou o momento de o governo federal tomar medidas visando à abertura de novas concessões na área de infraestrutura. Citou, como exemplo, a necessidade de lançamento da terceira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Em nota, ele disse que, diante do esgotamento dos financiamentos do setor imobiliário com recursos da poupança, será preciso reforçar a concessão de crédito com novos instrumentos financeiros.


Fonte: Taxa de emprego na construção civil caiu 0,68% em março, aponta SindusCon-SP

Edição: José Romildo

Últimas notícias