China aumentará a importação de carne brasileira

Publicado em 26/06/2015 - 16:21 Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O vice-presidente Michel Temer disse que a China se comprometeu a agilizar o processo de habilitação de novos frigoríficos brasileiros para aumentar a importação de carne. Técnicos chineses estão no Brasil fazendo o trabalho. Temer se encontrou com o vice-primeiro ministro da China, Wang Yang.

“Reiteramos a expectativa em relação ao aumento do número de frigoríficos brasileiros autorizados a exportar para a China e obtivemos do vice-primeiro-ministro o compromisso de agilizar o processo de habilitação de novos frigoríficos”, disse Temer.

Em julho do ano passado, o governo chinês concordou em retirar o embargo à carne bovina brasileira, vigente desde 2012. As vendas foram suspensas em função da suspeita de um caso da doença da vaca louca, em um animal morto em 2010, em Sertanópolis, No Paraná.

Temer e Wang Yang encontrararm-se hoje (26), durante reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação, mecanismo de diálogo político de mais alto nível entre Brasil e China.

Yang destacou que os países esperam, em breve, que um grupo de especialistas brasileiros, chineses e peruanos inicie estudos de viabilidade para construção de uma ferrovia ligando o Brasil ao Oceano Pacífico, passando pelo Peru. A chamada Ferrovia Transoceânica está em um dos 35 acordos firmados entre a presidenta Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, em maio, quando ele esteve no Brasil.

Edição: Beto Coura

Últimas notícias