Confiança dos industriais volta a cair e é a mais baixa desde 1999

Depois de dois meses estável, o pessimismo dos empresários da

Publicado em 17/07/2015 - 15:50 Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

Depois de dois meses estável, o pessimismo dos empresários da indústria aumentou em julho. O Índice de Confiança do Empresário Industrial, divulgado hoje (17) pela Confederação Nacional da Indústria, caiu para 37,2 pontos neste mês e atingiu o menor valor desde 1999, quando começou a série histórica.

O índice caiu 1,7 ponto em relação a junho e 9,2 pontos em relação a julho do ano passado. O índice varia de 0 a 100 pontos. Valores abaixo de 50 pontos indicam falta de confiança. Quanto mais afastado dessa marca, mais disseminada é a falta de confiança.

O indicador que mede a expectativa em relação aos próximos seis meses totalizou 42 pontos. De acordo com a confederação, a queda da confiança afeta as indústrias de todos os segmentos e portes. O índice ficou em 38,7 pontos na indústria de construção e em 36,6 pontos na indústria de transformação.

Em relação ao tamanho das empresas, o indicador somou 36,1 pontos nas pequenas empresas, 36 pontos nas indústrias de médio porte e 38,3 pontos nas grandes companhias. A pesquisa ouviu 2.951 empresários de todo o país entre 1º e 13 de julho. Dessas, 1.159 são pequenas, 1.116 são médias e 676 são de grande porte.

Edição: Beto Coura

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.