IBGE anuncia o fim de duas pesquisas

Publicado em 14/10/2015 - 22:29 Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) e a Pesquisa Industrial Mensal: Emprego e Salário (Pimes) deixarão de ser feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O instituto informou hoje (14) que a última coleta da PME será em fevereiro de 2016, com a divulgação do resultado em março. A Pimes terá a sua última coleta em dezembro deste ano e a divulgação em fevereiro.

“A extensão da coleta da PME até fevereiro visa a evitar a descontinuidade de informações, em função do ajuste no calendário da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, resultante do processo de reformulação em curso, o qual se estabilizará com as divulgações de março de 2016”, informou o IBGE em nota.

Segundo o instituto, a partir de março de 2016, as informações conjunturais sobre o mercado de trabalho disponibilizadas através de indicadores de ocupação, desocupação e rendimentos do país terão como fonte a Pnad Contínua.

“Lembramos, finalmente, que o Sistema Integrado de Pesquisas Domiciliares (SIPD), no âmbito do qual foi implantado o projeto da Pnad Contínua, também prevê a descontinuidade da Pnad anual, conforme informado em vários fóruns do SIPD, realizados pelo IBGE com usuários das informações de pesquisas domiciliares, bem como em diversos comunicados e apresentações feitas pelo instituto.”

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias