País precisa avançar na inclusão social, diz ministro

Publicado em 17/12/2015 - 16:45 Por Mariana Branco – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, disse hoje (17) que o Brasil precisa avançar na inclusão social, além da transferência de renda. “Nós temos, agora, que consolidar esses ganhos [sociais]. Manter esses programas sociais cada vez mais sustentáveis e, ao mesmo tempo, avançar na inclusão social, que não é apenas transferência de renda”, disse.

De acordo com Barbosa, os demais pontos em que o país deve focar suas políticas são educação e saúde de qualidade, transporte e segurança. “São áreas que exigem grande coordenação entre governo federal, estadual e municipal”, destacou. O ministro ressaltou ainda que o atual momento, de contenção de gastos públicos, não é impeditivo para que as questões avancem.

“Nós não podemos avançar tão rapidamente quanto todos desejariam, mas podemos avançar nisso. E há possibilidade de avançar não só com mais recursos, mas, principalmente, com melhora de gestão”, afirmou. Nelson Barbosa falou sobre o assunto durante seminário sobre regras fiscais no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

No evento, ele abordou o esforço de redução de gastos do governo e medidas para retomar o investimento, como leilões na área de infraestrutura e o lançamento de uma consulta pública para construir o novo marco regulatório das telecomunicações.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias