Você está aqui

Bolsa de Tóquio volta a fechar em queda

  • 10/02/2016 11h20publicação
  • Brasílialocalização
Da Agência Brasil*

O principal índice da bolsa de Tóquio, o Nikkei, fechou a sessão de hoje (10) com queda de 2,31%. Inicialmente, a bolsa japonesa tinha aberto em ligeira alta, de 0,26%, mas a tendência se inverteu ao longo do dia e voltou a fechar em queda, como já havia ocorrido ontem, quando o Nikkei encerrou com desvalorização de 5,4%.

A bolsa japonesa foi afetada pela queda, na véspera, das bolsas pelo mundo, influenciadas pela diminuição do preço do petróleo e pela valorização da moeda japonesa (yen), que tem forte procura diante da dúvida sobre a saúde das instituições financeiras, principalmente as europeias. Na China, o mercado financeiro permanece fechado nesta semana devido ao Ano Novo Lunar.

As bolsas europeias seguem em alta nesta quarta-feira, recuperando as perdas das últimas sessões. Às 10h30 (horário de Brasília), a Eurostoxx 50, o índice que representa as principais empresas da zona do euro, registrava valorização de 2,84%.

O preço do barril de petróleo Brent, que tem feito as bolsas oscilarem, abriu também em alta no mercado de futuros de Londres, a US$ 30,89, com elevação de 1,87% em comparação à sessão anterior. Os investidores estão na expectativa ainda da presença da presidenta do Banco Central norte-americano (Federal Reserve), Janet Yellen, no Senado, neste momento de dúvida sobre a tendência da economia global e a saúde do sistema financeiro.

No Brasil, a negociação e o registro nos mercados terão início às 13h, informou a BM&Bovespa.

* Com informações complementares da Agência Lusa

Edição: Graça Adjuto