Você está aqui

Procon-SP: Banco do Brasil e Itaú sobem juros do cheque especial e de empréstimo

  • 11/02/2016 12h07publicação
  • São Paulolocalização
Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil

O Banco do Brasil e o Itaú elevaram os juros do cheque especial e do empréstimo pessoal aos clientes. Uma pesquisa feita pela Fundação Procon de São Paulo com sete instituições mostra que os demais bancos mantiveram os valores.

Segundo a pesquisa, a taxa média de juros para o cheque especial entre os bancos ficou em 12,79% ao mês, 0,27 ponto percentual superior à taxa média do mês anterior (12,52%). No Banco do Brasil, a taxa passou de 11,8% para 11,91% ao mês e no Itaú, passou de 10,56% para 12,33% ao mês.

No empréstimo pessoal, a taxa média de juros entre os bancos pesquisados foi 6,41% ao mês, 0,4 ponto percentual acima do verificado no mês anterior (6,37%) ao mês. No Banco do Brasil, a taxa passou de 5,5% para 5,6% ao mês e no Itaú variou de 6,22% para 6,43% ao mês.

O Procon de São Paulo alerta o consumidor para ficar atento ao custo de uitilização dessas modalidades de crédito. “As taxas de juros refletem o impacto da situação econômica atual do país. No caso de necessitar de crédito, é recomendável pesquisar as melhores taxas e negociar com a instituição financeira, especialmente quando mantiver um vínculo como correntista”.

As duas instituições citadas foram contactadas pela reportagem, mas até o momento da publicação do texto não se manifestaram sobre a pesquisa.

Edição: Denise Griesinger