Aumenta demanda por energia no sistema nacional, diz ONS

Publicado em 11/04/2016 - 16:30 Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Pelo segundo dia consecutivo, o Rio bateu recorde de calor em 2014.

Altas  temperaturas  no  Sudeste e no Centro-Oeste contribuíram para elevar demanda, diz o Operador
Nacional  do  Sistema         Arquivo/Agência  Brasil

A demanda por energia na média nacional aumentou 1,7% no mês de março, comparado a igual período do ano passado. A informação consta do Boletim de Carga Mensal, divulgado hoje (11), pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

O crescimento deveu-se, principalmente, à maior demanda verificada nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, de 2,4% no mês de março, comparado a março de 2015. Um dos fatores que impulsionaram a maior utilização de energia nessas regiões, segundo o ONS, foi o forte calor, que exigiu mais dos sistemas de refrigeração, sejam residenciais ou comerciais.

Em contrapartida, a Região Sul, justamente por apresentar no período temperaturas abaixo da média, por causa de tempo mais chuvoso, registrou diminuição no consumo energético. Houve decréscimo de 3,3% em março deste ano, comparado a igual período do ano passado. Nas demais regiões, houve aumento, de 3,1% no Nordeste e de 4,8% no Norte, embora o total de demanda nessas regiões seja proporcionalmente menor que o das demais regiões.

Os dados completos do boletim podem ser acessados na página do ONS na internet.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias