Empresas reduzem procura por crédito em abril

Publicado em 18/05/2016 - 16:19 Por Flavia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

A procura das empresas por crédito caiu 11,6% em abril de 2016 na comparação com março. Em relação a abril do ano passado, a demanda caiu 4,2%. No acumulado do primeiro quadrimestre de 2016, a busca das empresas por crédito recuou 8,1% em relação ao mesmo período de 2015, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito.

Na análise das empresas de acordo com o porte, a queda da demanda por crédito foi maior entre as micro e pequenas empresas, com 12% de decréscimo. Nas grandes empresas, o recuo foi de 0,8% e nas médias, a demanda por crédito caiu 2%. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a procura por crédito nas médias empresas caiu 18% e nas grandes empresas caiu 14,2%. Nas micro e pequenas empresas, a demanda por crédito aumentou 7,6% nesse período.

Todos os setores econômicos pesquisados apresentaram retração na demanda por crédito em abril ante março: indústria (-11,4%); comércio (-10,8%); e serviços (-12,4%). De janeiro a abril a indústria teve a maior queda (-10,1%). No comércio, a retração no primeiro quadrimestre foi de 8,9% e no setor de serviços, de – 6,9%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o aprofundamento da recessão econômica, o grau deprimido da confiança empresarial e as elevadas taxas de juros dos empréstimos são fatores explicam a retração da demanda das empresas por crédito.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias