Altamir Lopes deixa diretoria do Banco Central

Publicado em 29/06/2016 - 09:47 Por Kelly Oliveira - Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Altamir Lopes, foi exonerado do cargo, a pedido, antes mesmo de o indicado para o posto, o economista Carlos Viana de Carvalho, ser sabatinado no Senado e assumir o posto. A exoneração foi publicada na edição de hoje (29) do Diário Oficial da União. O diretor de Política Monetária, Aldo Mendes, entra no lugar de Lopes interinamente.

Com 40 anos de carreira no BC, Lopes deixará a instituição aposentado. Ontem, ele fez sua última apresentação do Relatório de Inflação, divulgado trimestralmente. Lopes era diretor de Política Econômica desde setembro de 2015. Antes foi diretor de Administração, de março de 2011 a setembro 2015.

Também ocupou o cargo de chefe do Departamento Econômico, por 16 anos, sendo responsável por apresentar três relatórios mensais à imprensa. Por isso, o presidente do BC, Ilan Goldfajn, disse ontem (28) que Lopes “por muitos anos era a cara mais conhecida do Banco Central”.

Estabilidade

“Altamir acompanhou a instituição do Banco Central, a construção da estabilidade econômica, mas também viveu crises”, disse Goldfajn, na divulgação do Relatório de Inflação. Geralmente, a apresentação do relatório é feita somente pelo diretor de Política Econômica, mas Goldfajn aproveitou a oportunidade para conceder a sua primeira entrevista coletiva como presidente do BC e falar sobre o controle da inflação.

Hoje, Goldfajn terá reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB/AL) no Senado Federal, para apresentar os diretores indicados que serão sabatinados na Comissão de Assuntos Econômicos. Depois da sabatina e da votação na comissão, a decisão final fica com o plenário do Senado.

 

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias