Após eleição de Trump, dólar fecha em alta e Bovespa registra queda

Publicado em 09/11/2016 - 19:15 Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O dólar comercial fechou o dia hoje (9) cotado a R$ 3,2110, com alta de 1,38%. Já a Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa) fechou o pregão em queda. O principal índice da bolsa, o Ibovespa, encerrou o dia com retração de 1,4%, aos 63.258 pontos. Às 10h12, o índice chegou a bater -3,15% (61794 pontos), mas se recuperou no decorrer da tarde.

As ações que mais caíram foram Kroton ON NM (-4,55%), Cemig PN (-3,52%) e Energias Br ON (-2,9%). As que tiveram as maiores altas foram Gerdau PN (6,36%), Vale ON (4,3%) e Fibria ON (3,96%). O volume de ações negociadas hoje foi de R$ 11.506.998.077.

Efeito Trump

Segundo o analista de investimentos da corretora Rico, Roberto Indech, o comportamento de hoje da Bolsa de Valores foi marcado pela volatilidade, em razão da eleição de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos, resultado anunciado na madrugada de hoje.

Donald Trump chega para votar em Nova York acompanhado de sua esposa Melania

Eleição de Donald Trump influenciou mercado financeiroPeter Foley/Agência Lusa

“Não há estabelecido nenhum tipo de diretriz de política econômica para o governo Trump. Esse é o grande ponto de interrogação, e por isso os mercados acordaram nervosos hoje. Agora é momento de sentar, aguardar e ver realmente quem vai formar essa equipe econômica e quais serão as diretrizes daqui para a frente”, ponderou.

De acordo com Indech, no entanto, os mercados, em geral, deverão reagir nos próximos dias com instabilidade, mas a tendência não deve atingir o cenário brasileiro. “O mercado nacional está extremamente focado na aprovação da PEC [Proposta de Emenda Constitucional] que limita os gastos. E vai continuar focado no momento político do país e nas medidas de ajuste fiscal”, ressaltou.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias