Demanda por transporte aéreo tem redução pelo 15º mês seguido

Publicado em 01/12/2016 - 17:15 Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Voos atrasados por motivos meteorológicos deixam aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade, lotado (Tânia Rêgo/RJ)

A demanda por voos domésticos registrou queda de 6,3% no acumulado do anoTânia Rêgo/Agência Brasil

Pelo 15º mês consecutivo, a demanda por transporte aéreo doméstico apresentou queda no Brasil. Em outubro, a queda foi de 5,6% comparada com o mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, a demanda doméstica registrou queda de 6,3%. A oferta doméstica apresentou a 14ª baixa sucessiva, com redução de 6,1% no mesmo período.

Segundo Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), entre as principais empresas aéreas brasileiras, apenas a Avianca apresentou crescimento na demanda doméstica em outubro de 2016, quando comparada com o mesmo mês de 2015, da ordem de 13,4%. Latam, Azul e Gol registraram retração de 11,7%, 5,2% e 3,5%, respectivamente.

O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em outubro de 2016 chegou a 7,3 milhões, caindo 8,9% em relação a outubro de 2015 e também completou 15 meses consecutivos de queda.

Mercado internacional

Por outro lado, a demanda do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras registrou aumento de 2,6% em outubro deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2015. O resultado encerrou sequência de sete meses consecutivos de queda e alcançou o maior nível para outubro desde o início da série histórica, em 2000.

Edição: Amanda Cieglinski

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.