Maggi diz que resultado do PIB reflete recuperação de perdas do agronegócio

Publicado em 01/06/2017 - 17:56 Por Mariana Jungmann – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse hoje (1º) que o bom desempenho do setor no resultado do PIB está relacionado à recuperação das perdas do ano passado. O setor agrícola cresceu 13,4%, segundo dados divulgados hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em entrevista concedida em Castro, no Paraná, o ministro ressaltou que, não fosse a redução dos preços, o resultado poderia ter chegado a 17%. “É fácil explicar. Primeiro, o agronegócio é a parte da economia que mais tem crescido nos últimos anos. O crescimento de 13,4% basicamente é a recuperação do que perdemos no ano passado”, afirmou.

Segundo Maggi, as perdas em 2016, só na agricultura, foram de cerca de 30 milhões de toneladas, em razão de problemas relacionados ao clima. A agricultura é responsável por 5,5% do PIB, mas somada a pecuária e agroindústria, o setor chega a responder por 25% do produto interno bruto brasileiro.

“Então, quando você tem mais volume de mercadoria, fretes maiores, mais consumo de combustíveis, de pneus, são pessoas empregadas, serviços. Então, indiretamente, a agricultura impulsiona a economia, porque tem um volume maior de produção, até com os preços menores que no ano passado”, disse.

Em um vídeo publicado no Twitter, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, ressaltou que o crescimento do PIB foi obtido com a ajuda dos agricultores familiares.

O presidente Michel Temer também comemorou pela rede social: “acabou a recessão!”, postou em sua conta no Twitter.

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias