Meirelles diz que meta de inflação para 2019 pode ser reduzida

Publicado em 23/06/2017 - 17:42 Por Ludmilla Souza - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Brasília - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante palestra no 89 Encontro Nacional da Indústria da Construção (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ministro da Fazenda, Henrique MeirellesMarcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (23) que há espaço para reduzir a meta da inflação na próxima reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

“Há uma possibilidade sim. A inflação apurada no IPCA-15 [Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15, prévia da inflação oficial] é a menor inflação em 12 meses desde 2007, 3,52%. A expectativa de inflação para os próximos 12 meses está estabilizada e nós temos boas condições para analisar qual será a meta para 2019.”

Segundo Meirelles, a eventual redução da meta, que hoje é de 4,5%, não compromete a retomada econômica. “Não há nada que possa prejudicar a retomada neste momento”, destacou.

Meirelles participou, em São Paulo, de uma reunião com empresários do setor varejista. Durante o encontro, fechado à imprensa, o assunto foi o desenvolvimento da economia, segundo relato do ministro. “Houve um interesse muito grande em saber como está o desenvolvimento da economia brasileira, se falou bastante da questão das reformas e a perspectiva de aprovação, que impacta bastante esse segmento.”

Em relação à reforma da Previdência, Meirelles espera que a proposta do governo seja aprovada integralmente e reafirmou que a negociação com os parlamentares está em curso. “O projeto como está acreditamos que seja adequado, mas, evidentemente, o Congresso é soberano e temos que conversar, não achamos que possa haver alterações dramáticas porque isso prejudicaria a eficácia da reforma”, argumentou.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias