Consumidores acreditam em inflação de 6,3% para os próximos 12 meses

Publicado em 24/08/2017 - 09:46 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

EBC

Queda nos preços dos alimentos impactou percepção dos consumidores, apesar dos aumentos nos preços dos combustíveis e da energia     Arquivo/Agência Brasil

Os consumidores brasileiros acreditam que a inflação acumulada nos próximos 12 meses ficará em 6,3%. A pesquisa de agosto mostrou que a taxa recuou 0,6 ponto percentual em relação a julho (6,9%). Essa é a menor taxa da Expectativa de Inflação do Consumidor, da Fundação Getulio Vargas (FGV), desde julho de 2012 (6,2%).

A FGV promove o levantamento a cada mês para saber a expectativa de inflação na visão de quem vai às compras. De acordo com a FGV, a expectativa dos consumidores em agosto é 3,5 pontos percentuais a menos que o resultado de agosto de 2016 (9,8%).

Para a economista da FGV Viviane Seda Bittencourt, a queda nos preços dos alimentos parece ter impactado a percepção dos consumidores, principalmente para aqueles de menor poder aquisitivo, apesar dos aumentos recentes nos preços dos combustíveis e da energia.

Os últimos dados da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), referentes a julho, mostram que a taxa acumulada de inflação em 12 meses é de 2,71%.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.