Exportações têm crescimento de 15,1% em setembro, anuncia FGV

Principal alta em volume exportado entre setembro de 2016 e setembro

Publicado em 17/10/2017 - 09:20 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Agência Brasil

Exportações e importações movimentam portos brasileiros. Em setembro, principal alta no volume exportado ficou com a agropecuária (94,5%)              Arquivo/Agência Brasil

As exportações brasileiras tiveram um crescimento de 15,1% em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. Já as importações cresceram 18% no período. As informações do Indicador do Comércio Exterior (Icomex) foram divulgadas hoje (17) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

Entre as três atividades econômicas pesquisadas, a principal alta no volume exportado entre setembro de 2016 e setembro deste ano foi observada na agropecuária (94,5%). As exportações da indústria extrativa cresceram 7,3% e as da indústria da transformação tiveram aumento de 5,3%.

Dentro da indústria da transformação, apenas os bens de capital tiveram queda no volume exportado (11,6%). Entre as outras quatro categorias de uso, os bens de consumo duráveis foram os que tiveram maior alta nas exportações (27,2%), seguidos pelos bens de consumo semiduráveis (10%), pelos bens intermediários (9,5%) e pelos bens de consumo não duráveis (5,5%).

Já os preços dos produtos exportados cresceram 2,7%, enquanto os preços dos importados caíram 1,5% entre setembro de 2016 e setembro deste ano.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias