Ex-ministro russo é declarado culpado por receber propina de US$ 2 milhões

Publicado em 15/12/2017 - 07:59 Por Da Agência EFE - Moscou

Um tribunal de Moscou declarou hoje (15) o ex-ministro da Economia da Rússia, Alexey Ulyukaev, culpado por receber propina de US$ 2 milhões da Rosneft, a maior petrolífera do país.

"O tribunal estabeleceu que Ulyukaev cometeu o crime contemplado no ponto 6 do artigo 290 do Código Penal da Rússia, ou seja, recebeu propina no exercício de um cargo público", afirma a sentença da juíza Larisa Semiunova.

O veredicto provou que o ex-ministro exigiu, em outubro de 2016, o recebimento desta propina ao presidente da Rosneft, Igor Sechin.

"No dia 15 de outubro de 2016, se encontrando no estado de Goa, Índia, o ministro de Economia Uliukayev, se aproveitando da hierarquia do seu cargo, exigiu de Igor Sechin um suborno", esclareceu a sentença.

Segundo a Promotoria, no dia 14 de novembro de 2016 Sechin e Uliukayev tiveram uma conversa por telefone quando o então ministro de Economia reiterou sua intenção de aceitar um suborno e concordou em ir aos escritórios da Rosneft com esse objetivo.

Uma vez no local, segundo a versão dos promotores, Uliukayev recebeu de Sechin um mala com a soma estipulada e foi detido por agentes do FSB (antiga KGB), que supervisionaram toda a operação.

Crime de corrupção

O ex-ministro de Economia - o primeiro ministro federal declarado culpado por um crime de corrupção na história pós-soviética da Rússia - acusou Sechin de ter orquestrado o suposto pagamento de um suborno, embora tenha dito desconhecer os motivos do presidente da Rosneft.

"Foi uma provocação e o responsável é conhecido", disse ao chegar ao tribunal. A Promotoria pediu uma pena de dez anos de prisão para o ex-ministro.

O tribunal declarou a culpabilidade de Uliukayev, apesar de Sechin - principal testemunha do caso e quem fez de fato a denúncia contra o ex-ministro - não ter comparecido para prestar depoimento, mesmo depois de quatro citações judiciais.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição: -

Últimas notícias