Nível de atividade da indústria paulista sobe 0,4% de março para abril

Publicado em 04/06/2018 - 12:41 Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O Nível de Atividade da indústria de transformação paulista subiu 0,4% em abril, com ajuste sazonal, na comparação com março. O indicador foi divulgado hoje (4) pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp).

Na série sem ajuste, o indicador teve alta de 5,8% na variação acumulada no ano e de 9,1% em relação a abril de 2017. A variável de vendas reais recuou 2,5%. As horas trabalhadas na produção e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada subiram 0,9% e 0,3 ponto percentual, respectivamente.

O Nível de Atividade do setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos avançou 2,6% no mês. As horas trabalhadas na produção, o total de vendas reais e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada subiram 2,7%, 3,0% e 0,4 ponto percentual, respectivamente.

A Fiesp avalia que, com a greve de caminhoneiros e a Copa do Mundo, é possível que o segundo trimestre seja de crescimento menor que o previsto.

Sensor

A pesquisa Sensor de maio, que considera vendas, estoques, emprego e condições de mercado, cedeu 1,3 ponto, atingindo 51,8 pontos. Apesar da queda, o Sensor ficou acima dos 50 pontos pelo 16º mês consecutivo, o que sinaliza expectativa de aumento da atividade industrial paulista.

A variável de vendas teve queda de 7,3 pontos e atingiu 54,5 pontos em maio. O indicador de estoques subiu 3,7 pontos ante abril (43,4 pontos), marcando 47,1 pontos. Com isso, os estoques estão acima do nível desejado.

Houve queda de 0,8 ponto no emprego, que registrou 52,5 pontos. Resultados acima de 50 pontos indicam expectativa de contratações. As condições de mercado apresentaram recuo de 1,1 ponto, passando de 55 pontos em abril para os 53,9 pontos no mês de maio.

Edição: Juliana Andrade

Últimas notícias