Preços de produtos primários sobem 3,13% em junho

Publicado em 04/07/2018 - 13:59 Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil - Brasília

Os preços das commodities, produtos primários com cotação internacional, subiram em junho. O Índice de Commodities Brasil (IC-Br), calculado mensalmente pelo Banco Central (BC), registrou alta de 3,13%, na comparação com maio. Em 12 meses encerrados em junho, o índice registrou crescimento de 23,9% e, no primeiro semestre, houve alta de 16,67%.

O IC-Br é calculado com base na variação em Reais dos preços de produtos primários (commodities) brasileiros negociados no exterior. O BC observa os produtos que são relevantes para a dinâmica dos preços no Brasil.

Em junho, o segmento de energia (petróleo, gás natural e carvão) apresentou alta de 3,95%. No caso dos metais (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo, níquel, ouro e prata), houve crescimento de 3,93%. O segmento agropecuário (carne de boi, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café, arroz, carne de porco, cacau e suco de laranja) registrou alta de 2,51%, no mês.

O índice internacional de preços de commodities CRB, calculado pelo Commodity Research Bureau, registrou alta de 3,89% no mês passado, de 18,52% no primeiro semestre e de 15,81%, em 12 meses.

Edição: Sabrina Craide

Últimas notícias