Equilibrar contas é desafio, diz futuro secretário-geral da PR

Gustavo Bebianno lamenta decisão que aumenta salário de servidores

Publicado em 20/12/2018 - 14:14 Por Carolina Gonçalves - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O futuro ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gustavo Bebianno, disse hoje (20) que a missão mais difícil da equipe que assumirá o governo em 1º de janeiro é o equilíbrio das contas públicas. Ele lamentou a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou o aumento para servidores públicos em 2019.

O presidente do PSL, Gustavo Bebiano fala à imprensa sobre o candidato do partido à presidência da República, Jair Bolsonaro, no Jardim Botânico.
Gustavo Bebianno, futuro secretário-geral da Presidência da República - Fernando Frazão/Arquivo/Agência Brasil

“Vamos começar com um desequilíbrio maior por causa disso. Mas faz parte do jogo”, afirmou Bebianno, que passou a manhã em reuniões com a equipe de transição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Bebianno criticou a “cultura” de concessão de aumentos sem considerar o equilíbrio das contas e afirmou que o futuro governo terá que adotar “medidas antipáticas” em decorrência de algumas decisões já consolidadas, como a de Lewandowski. “É muito ruim. Temos certeza [de] que o ministro Lewandowski deve saber disso.”

Questionado sobre a primeira reunião ministerial, conduzida pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, ontem (19), Bebianno disse que cada futuro ministro apresentou brevemente as diretrizes de sua pasta. O primeiro escalão recebeu uma orientação precisa: todas as metas devem colocar o “cidadão em primeiro lugar”. “A máquina pública existe em função do cidadão e, não o contrário”, afirmou.

Segundo Bebianno, muitos processos hoje são conduzidos sem preocupação com o interesse da população. Ele ponderou que não é possível paralisar a máquina pública, mas disse que a meta número 1 do futuro governo "é a melhora dos serviços públicos para a popuulação".

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias