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Economia

Comércio paulistano espera aumento de 3% a 7% em vendas de Natal

Na região da 25 de Março são esperadas 1 milhão de pessoas por dia
Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 10/12/2019 - 16:22
São Paulo
 Movimento do comércio popular na 25 de Março no mês do Natal.
© Rovena Rosa/Agência Brasil

As vendas de Natal no comércio paulistano devem crescer entre 3% e 7% este ano, estimam as associações e federações de lojistas. Só na região da Rua 25 de Março, a expectativa do comércio é de que as compras natalinas atraiam 1 milhão de pessoas por dia. 

Com a esperada movimentação de consumidores, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantou uma operação especial. Para manter a segurança de pedestres e a fluidez no trânsito, a CET decidiu interditar a Rua 25 de Março entre a Rua Carlos de Souza Nazaré e a Ladeira Porto Geral e suas transversais: Rua Afonso Kherlakian, Rua Lucrécia Leme e Ladeira da Constituição. A interdição será até o dia 24 de dezembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 16h. Aos sábados, a Ladeira Porto Geral também será interditada. 

Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a expectativa de alta nas vendas de Natal, em torno de 3%, se deve à liberação dos saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), à queda na taxa de juros e ao décimo terceiro salário. 

 Movimento do comércio popular no Brás no mês do Natal.
Movimento do comércio popular no Brás no mês do Natal. - Rovena Rosa/Agência Brasil

Já a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP) estima que as vendas de Natal deste ano podem crescer até 5%. Para os lojistas, os consumidores devem utilizar o décimo terceiro salário como um aporte financeiro para as compras. O tíquete médio de compra, estimado pela federação, pode variar entre R$ 150 e R$ 300, com destaque para os setores de vestuário e eletrônicos, seguido pelo de cosméticos. 

“O Natal ocupa o lugar mais alto do pódio, quando comparadas às datas mais importantes do 2º semestre para o varejo. Essa época permite que os lojistas prolonguem o horário de funcionamento das lojas, influenciando o consumo”, disse Maurício Stainoff, presidente da FCDLESP. 

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) estima um crescimento ainda maior no faturamento de vendas do comércio varejista no estado, em torno de 7%, superando os R$ 76 bilhões. Segundo a federação, será o melhor resultado para dezembro de toda a série, iniciada em 2008. 

Entre as nove atividades pesquisadas, o destaque vai para os setores de materiais de construção (que podem crescer 15%), farmácias e perfumarias (14%) e lojas de móveis e decoração (14%). Isso deve ocorrer, de acordo com a federação, por causa do “mercado de trabalho mais aquecido, pelos juros reduzidos, pela inflação controlada e pelo ambiente político adequado para viabilizar projetos importantes”.

 Movimento do comércio popular no Brás no mês do Natal.
Movimento do comércio popular no Brás no mês do Natal. - Rovena Rosa/Agência Brasil

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